Da mesma forma que aprende a andar, a comer, a falar…
Do nascimento ate os 7-9 anos de idade é a época que a medicina conhece como “período critico do desenvolvimento visual”. É quando “o prédio da empresa da visão” esta em construção, andar por andar, desde os andares mais baixos e mais básicos, ate os últimos andares deste prédio, que tem a diretoria, o CEO, as funções visuais mais complexas.
E sabe o que é fundamental para a construção perfeita deste prédio¿ Que a criança enxergue com a nitidez esperada para cada faixa etária, e que o ambiente dela seja favorável a uma boa visao. A visão se desenvolve por feedback do que vivencia.
Se a criança tiver um grau mais alto do que deveria para a idade, ou uma catarata congênita por ex, aquele olho vai enxergar pior do que deveria e a visão não vai se desenvolver completamente.
Da mesma forma, se a criança passa muitas horas do dia focando continuamente para perto – como tem acontecido, infelizmente, com os celulares e tablets em idades cada vez mais novas -, o olho terá uma tendencia a desenvolver miopia, pois é o míope que enxerga bem muito de perto (apesar de ver mal de longe).
Eu sei, o seu filho aponta o avião la longe, pega a poeirinha no chão…. Mas sera que são os 2 olhos dele que enxergam assim, ou só 1 que faz tudo? Será que ele enxerga o avião com a nitidez que era esperada para a idade, ou ele nota ali um borrão em movimento e aponta?
Muitos problemas oculares na infância tem tratamento… Se descobertos a tempo. Leve seu filho em consulta.