Logomarca Isadora Salvucci

O que é Mapeamento de Retina?

Então fazemos um mapa da sua retina?

A resposta é SIM! O mapeamento de retina permite visualizar toda a retina do paciente, até os seus cantinhos! Por que ele é um exame importante?
Alguns rasgos de retina que podem causar descolamento, por exemplo, acontecem somente na periferia da retina. Fazendo somente o exame de fundo de olho, não é possível visualizá-los. Identificar um rasgo é fundamental para prevenir o descolamento! Tratamos o rasgo com laser e assim evitamos complicações.

Como o exame é feito?
É preciso dilatar bem as pupilas do paciente com colírio (não vá sozinho para o exame!). Então o oftalmo coloca um aparelho que é um capacete para examinar o paciente. Este aparelho emite uma luz (sim, é forte e chatinha…) no olho do paciente, e usamos uma lente para examinar (tem foto no post!).
Podemos só anotar o que vimos no exame, ou podemos desenhar um esquema da retina e das alterações encontradas em cada canto (por isso chamamos de “mapeamento de retina”, pois conseguimos desenhar um “mapa” para encontrar as lesões).

Quem deve fazer este exame?
Idealmente: todas as pessoas! É sempre bom fazer uma checagem de rotina. Mas alguns casos específicos merecem atenção especial. São aqueles pacientes que têm maiores chances de problemas na periferia (nos cantinhos) da retina, que só podem ser vistos através deste exame. Querem exemplos? Míopes, bebês prematuros, pessoas em pré-operatório de qualquer cirurgia nos olhos, sintomas recentes de moscas volantes ou flashes de luz, trauma ocular, anemia falciforme, toxoplasmose… A lista segue!

Cuidar da visão é MUITO MAIS do que fazer só exame de óculos.

Compartilhe

Facebook
Telegram
WhatsApp
Email
Twitter
LinkedIn

Posts Recentes

Médica Oftalmologista

Especialista em Retina e Vitreo 

Atendimento Pediátrico e Adulto

Contato

Me siga