Logomarca Isadora Salvucci

O que é descolamento de Retina?

A retina é a parte do olho onde ficam os neurônios da visão (importante, não?). Ela fica no fundo do olho, “forrando” nosso globo ocular por dentro. O descolamento da retina acontece quando ela, literalmente… DESCOLA do lugar! Isso, ela levanta, assim como a tinta levanta da parede quando há uma infiltração.

Por que isso acontece? Existem 3 tipos de descolamento:

  • Regmatogênico: quando há um rasgo ou buraco na retina, por onde o gel vítreo (que preenche o globo ocular) entra e levanta a retina (o gel seria “a água que causou a infiltração na parede, e entrou embaixo da tinta através de um buraco”);
  • Tracional: algo puxou a retina e a descolou do lugar (uma cicatriz, um vaso sanguíneo malformado…);
  • Seroso: surge um líquido por baixo da retina, que a descola (esse líquido pode aparecer por inflamação ou por outro desequilíbrio no funcionamento normal da retina).

Precisa tratar?
Vamos pensar juntos: neurônios da visão saíram do lugar. Vc acha que isto parece algo importante a ser tratado? Com certeza, né?!
O tratamento é necessário e deve ser feito de forma urgente! A demora no tratamento pode fazer com que uma área maior da retina descole e também piorar a chance de recuperação visual.

Dá para ver o descolamento “por fora do olho”? Descolar a retina dói?
Não e não! Lembram que a retina fica lá dentro do olho? Por isso, problemas de retina só conseguem ser vistos nos exames de FUNDO DE OLHO e MAPEAMENTO DE RETINA. Não dá pra ver nada só se olhando no espelho! Problemas na retina não causam dor. Os sintomas são somente na visão: manchas, flashes de luz, visão embaçada. Se tiver algum destes sintomas, procure seu oftalmologista com urgência. Com a Retina, tempo é visão!

Compartilhe

Facebook
Telegram
WhatsApp
Email
Twitter
LinkedIn

Posts Recentes

Médica Oftalmologista

Especialista em Retina e Vitreo 

Atendimento Pediátrico e Adulto

Contato

Me siga