Logomarca Isadora Salvucci

Colírio de Atropina para Controle de Miopia pode ter efeitos colaterais?

A atropina é um medicamento… Sim, ela pode trazer efeitos colaterais. Os mais comuns são a fotofobia (incômodo com claridade) e o embaçamento visual para perto (leitura e visão próxima, a menos de um braço de distância dos olhos).

O colírio de atropina dilata a pupila. Ao fazer isto, ele permite maior entrada de luz nos olhos, que é o que causa a fotofobia. Ele dilata a pupila pois relaxa um músculo interno ocular que precisa estar contraído para termos bom foco de visão para perto (curiosidade: é este músculo que começa a enfraquecer perto dos 40 anos de idade, por isso vamos precisando afastar os objetos para ler – é a tal presbiopia, ou “vista cansada”!). Ao ser relaxado pelo colírio, este músculo perde a capacidade de se contrair, piorando a visão de perto.

A boa notícia é que estes efeitos colaterais, quando acontecem, costumam ocorrer somente nas primeiras horas do dia, melhorando nas horas seguintes e permitindo que a criança passe o dia bem! Como o colírio é utilizado à noite para o controle da miopia, no início do dia seu efeito ainda pode estar mais significativo, causando os sintomas.

Ah! A segunda boa notícia é que as crianças toleram muito bem o tratamento! Portanto, se esta foi a opção de controle de miopia escolhida por você e seu oftalmologista, não deixe de fazer o tratamento por medo dos efeitos colaterais. E, se estiverem prejudicando o dia do seu filho, converse com seu médico!

Compartilhe

Facebook
Telegram
WhatsApp
Email
Twitter
LinkedIn

Posts Recentes

Médica Oftalmologista

Especialista em Retina e Vitreo 

Atendimento Pediátrico e Adulto

Contato

Me siga