Esta frase é muito comum! E perigosa.
Na miopia axial, o grau é consequência de um crescimento excessivo do globo ocular. Este alongamento faz com que a Retina – tecido que fica no fundo do olho e que contém os neurônios visuais – seja “estirada” para conseguir forrar este olhão. Assim, a Retina fica mais fina e susceptível a lesões como rasgos (que podem causar Descolamento de Retina, uma urgência oftalmológica), sangramentos, trações e atrofias, todas com potencial de sequelas visuais.
Na cirurgia refrativa (para a correção do grau) é feita uma “raspagem” a laser na córnea, mudando o formato desta para que ela funcione como óculos, dispensando o uso destes. A córnea é a “tampa” transparente que fica na frente da íris (o colorido do olho).
Assim, você entende que a cirurgia corrige o grau… mas não encolhe o globo ocular!
Ou seja, o míope deixa de precisar de óculos, mas segue tendo um olho comprido, com Retina fina para o resto da vida. Os riscos para a visão por lesões de Retina permanecem.
Por isto, mesmo sem queixas visuais, continue seu acompanhamento oftalmológico anual sempre com o exame de Mapeamento de Retina. É este exame que permite a visualização de toda a sua Retina à procura de potenciais lesões que, se tratadas precocemente, poderão evitar sequelas para a sua visão!