Logomarca Isadora Salvucci

Glaucoma: a maior causa de cegueira irreversível no mundo

Apesar do glaucoma ser a maior causa de cegueira irreversível no mundo, muitas pessoas não sabem o que é esta doença.

Glaucoma é uma doença do nervo óptico (“canal de neurônios” que liga o olho ao cérebro), na qual os neurônios do nervo vão “morrendo” conforme a sua progressão. A consequência é que a pessoa vai perdendo a visão “de fora para dentro”, ou seja, começa perdendo visão periférica até chegar a uma perda total de visão, nos casos mais graves.

Como não prestamos muita atenção no nosso campo periférico de visão, o paciente não nota esta perda no início. Além disso, o glaucoma não dói, não coça, não deixa o olho vermelho, não embaça a visão… Sim, é uma doença que surge sem sintomas! A pessoa só percebe que tem algo errado quando começa a tropeçar e esbarrar muito nas coisas, pois perdeu muita visão periférica… Aí já é tarde.

“Mas o olho não dói quando está com a pressão alta?!” Na maioria das vezes, não! Nossa pressão ocular normal é até 21, mas para sentir dor, a pressão tem que estar perto de 40. Ou seja, quase o dobro!

Não existe nenhum tratamento para recuperar a visão que foi perdida pelo glaucoma. A cirurgia de glaucoma serve apenas para reduzir a pressão nos casos em que os colírios já não fazem mais este efeito; ela não traz a visão de volta.

A única forma de diagnosticar o glaucoma de forma precoce é pela consulta oftalmológica de rotina!

Não existe cura para o glaucoma, mas sim tratamento através de colírios para baixar a pressão (mesmo nos casos de glaucoma de pressão normal, pois nem sempre a pressão ocular está alta no glaucoma).

Nosso olho é uma estrutura muito complexa. Cuidar dele de forma preventiva é essencial!

Já fez sua consulta oftalmológica de rotina este ano?

Compartilhe

Facebook
Telegram
WhatsApp
Email
Twitter
LinkedIn

Posts Recentes

Médica Oftalmologista

Especialista em Retina e Vitreo 

Atendimento Pediátrico e Adulto

Contato

Me siga