Logomarca Isadora Salvucci

4 Dúvidas comuns sobre o Laser de Retina

Muitas lesões e doenças da Retina podem ser tratadas com Laser feito em consultório. Apesar de extremamente seguro, o procedimento gera muitas dúvidas para quem vai fazê-lo pela primeira vez. Aqui eu te respondo algumas das perguntas mais frequentes que eu escuto dos meus pacientes.

1)      Precisa de repouso após o Laser?

Não precisa!

Você pode seguir com suas atividades normalmente, inclusive no dia do laser. A única exceção a isto é o laser feito para tratamento de Roturas da Retina, quando eu indico evitar atividades físicas de impacto e evitar ler em movimento (no carro, ônibus, metrô…) até que o paciente venha no retorno comigo após o laser para confirmarmos que as marcas feitas já estão bem cicatrizadas. O laser só começa a “fazer efeito” após a cicatrização adequada, processo que demora cerca de 10 a 15 dias para acontecer. Por isto o retorno após o laser é tão importante, pois confirma se está tudo de acordo, ou se precisaremos de uma nova sessão para completar as marcas que não cicatrizaram bem.

2)      Preciso ficar um tempo sem lentes de contato antes do laser?

Não precisa!

O paciente pode inclusive chegar para fazer o laser usando suas lentes. Terá que removê-las na hora para pingar colírio de dilatação pupilar e para fazer o laser de fato. Como para o procedimento uso uma lente de exame que fica apoiada no olho do paciente com o auxílio de um gel, indico que o paciente leve seus óculos para colocar após o laser, pois não será possível colocar as lentes de contato logo em seguida devido a este gel. Algumas horas depois do laser, já é possível recolocar as lentes de contato se forem necessárias.

3)      Posso ler, usar celular, trabalhar após o laser?

Sim, pode!

Sua única limitação será a visão de perto embaçada devido à dilatação pupilar. O efeito do colírio costuma estar resolvido em até 03h após o procedimento, podendo ter um tempo de duração maior em pacientes mais sensíveis à medicação.

4)      O laser dói?

Sim, o Laser de Retina pode doer…

Temos nervos debaixo da retina, mas não é possível visualizá-los durante a realização do laser. Quando as marcas de laser são feitas num local mais próximo a um destes nervos, vai doer e isto é normal. A dor é suportável – não fosse, não faríamos em consultório, mas sim com sedação por anestesista! – e uma das medidas que ajuda a aliviá-la é tomar o analgésico de sua preferência na véspera e no dia do laser. Além disso, eu sempre converso com meus pacientes durante a realização do laser e peço que me avisem se doer, pois assim eu vou mudando a posição do laser, tornando o procedimento o mais confortável possível para eles!

Compartilhe

Facebook
Telegram
WhatsApp
Email
Twitter
LinkedIn

Posts Recentes

Médica consultando o olho de uma paciente

Exame de fundo de olho

O fundo de olho é feito em consultório e faz parte da consulta oftalmológica completa. Deve ser feito em todas as idades, de rotina! É

Leia mais »

Médica Oftalmologista

Especialista em Retina e Vitreo 

Atendimento Pediátrico e Adulto

Contato

Me siga