Logomarca Isadora Salvucci

4 Situações que podem acontecer no dia do seu Laser de Retina

Fazer um tratamento novo traz sempre uma insegurança, o medo do desconhecido. Nos munir com informação é a melhor arma para isto! Aqui vão algumas situações que podem acontecer no dia do seu tratamento de retina com laser:

1) “Perder a visão” / Enxergar tudo preto

As luzes do aparelho e do laser são muito intensas, por isto assim que o tratamento acaba sua visão pode ficar preta. Isto dura alguns segundos e começa a se recuperar lentamente, voltando ao normal em poucos minutos. O que permanece por mais tempo é o efeito do colírio dilatador da pupila (em geral o efeito dele – fotofobia e embaçamento para perto – dura até 03 horas, mas alguns casos podem durar até 24h). Lembre-se de não ir dirigindo fazer o tratamento! Você não vai conseguir guiar o carro ao final.

2) Dor

Sim, infelizmente o laser de retina pode ser dolorido. Eu sempre peço ao meu paciente que me avise se algum disparo do laser vier com dor muito intensa, para que eu alterne o local que estou tratando, e não faça vários disparos no local mais sensível seguidadmente, pois isto deixa o tratamento mais difícil de suportar. Com conversa e alternando o local tratado, você vai conseguir seguir o tratamento até o final!

3) Visão “grudenta” por causa do gel usado

Fazemos o laser usando uma lente para focalizar os raios do laser na retina. Esta lente precisa encostar no olho, inclusive isso permite que você mantenha o seu olho aberto, mesmo tendo o reflexo de piscar! Para fazer o contato desta lente com o olho, usamos um gel transparente e indolor. Eu sempre lavo o olho do meu paciente ao final do procedimento, mas mesmo assim pode restar ainda um pouco do gel. Por isto, você até pode voltar a usar suas lentes de contato no dia do laser (horas depois), mas o ideal é que aguarde até o dia seguinte, evitando que restos deste gel fiquem impregnados na sua lente.

4) Olho vermelho e ardência

Principalmente se forem necessários muitos disparos de laser, ou um laser com potência mais elevada, é possível que seu olho fique vermelho, com leve ardência ou sensação de areia no olho no dia do procedimento. Em geral isto melhora no dia seguinte, mas alguns olhos se mantém inflamados por mais tempo. Por este motivo, eu costumo prescrever colírio anti-inflamatório para alguns pacientes meus, quando julgo necessário. Colírio lubrificante sempre ajuda!

E aí? Se sentiu mais seguro para a sua sessão de laser de retina? Eu espero que sim!

Compartilhe

Facebook
Telegram
WhatsApp
Email
Twitter
LinkedIn

Posts Recentes

Médica Oftalmologista

Especialista em Retina e Vitreo 

Atendimento Pediátrico e Adulto

Contato

Me siga