Logomarca Isadora Salvucci

Seu bebê fica de olho remelento?

É bastante comum no consultório que os recém-nascidos fiquem com os olhinhos lacrimejando, acumulando secreção no canto próximo ao nariz e formando remela.

É assim com o seu filho? Geralmente é um típico caso de obstrução do canal lacrimal, o “tubo” por onde passa a lágrima!

Isso acontece porque a válvula desse canal ainda não se abriu como deveria. Por isso, a lágrima se acumula ali e provoca a secreção.

Não se preocupe, que não é grave, e a maioria dos bebês terá melhora espontânea até os 6 meses, e uma outra parte até 1 aninho.

Mas existe uma forma simples de ajudar e aliviar mais rápido o desconforto: basta massagear a região do canto interno do olho, próximo ao nariz, com as pontas dos dedos higienizados e muita delicadeza. Também vale limpar frequentemente a remela que se formar, com soro fisiológico (novo! Nada de ficar usando soro aberto há muito tempo Ok?!)

A leve pressão da massagem ajuda a abrir a válvula e liberar a passagem no canal, acabando com os sintomas.

Os casos que não se resolverem espontaneamente após os 12 meses precisam ser avaliados por uma oftalmologista pediátrica, e pode ser necessário um procedimento médico para desentupir o canal lacrimal.

Mas atenção: se além da secreção, os olhos do bebê parecerem avermelhados, inchados ou doloridos, pode ser um quadro de conjuntivite, que precisa ser tratada. Fale com sua pediatra!

Conhece algum bebê que vive assim? Manda esse post pros pais!

Compartilhe

Facebook
Telegram
WhatsApp
Email
Twitter
LinkedIn

Posts Recentes

Médica consultando o olho de uma paciente

Exame de fundo de olho

O fundo de olho é feito em consultório e faz parte da consulta oftalmológica completa. Deve ser feito em todas as idades, de rotina! É

Leia mais »

Médica Oftalmologista

Especialista em Retina e Vitreo 

Atendimento Pediátrico e Adulto

Contato

Me siga